Jamais digas aos Jovens...
19 de Maio/2013
Jamais digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Pois não é sábio perguntar assim (Eclesiastes 7.10).
Hoje é o dia da mocidade presbiteriana. Se alguém quer desestimular os jovens basta dizer-lhes: os dias do passado foram melhores do que os do presente. Ec 7.10 nos ensina que “jamais” devemos dizer tal coisa, pois dizer tal coisa:
I - DESESTIMULA OS QUE ESTÃO ATUANDO NOS DIAS DE HOJE. É um grande balde de água fria para os que estão se esforçando no trabalho nos dia de hoje dizer-lhes: “a mocidade do nosso tempo é que era boa”.
II - POIS TIRA DO CORAÇÃO A ESPERANÇA DE QUE O PRESENTE PODE SER MELHOR. O Dr Russell Shedd na sua Bíblia comentada diz que: “a atitude que leva a chorar o passado como bom tempo, torna-nos indolentes e tristes a respeito do presente e sem esperanças para o futuro”.
III – DEPRECIA O PRESENTE. Uma palavra como esta que sempre exalta o passado faz parecer que nada do que fazemos no presente seja tão bom quanto foi no passado.
IV - O DEUS DO PASSADO É TAMBÉM O DEUS DO PRESENTE. Devemos sim olhar para o passado e tirar lições para o presente. O passado tem muito a nos ensinar e jamais devemos esquecê-lo. O passado é história, e um povo sem história é um povo sem identidade. O passado serve para nos estimular quando nos lembramos dele, confiantes de que o nosso Deus não mudou e pode fazer do presente dias de glória. Jesus deixou esta palavra para o presente: “João 14.12 Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.”.
V - HÁ TEMPO PARA TODO PROPÓSITO DEBAIXO DO CÉU. Cada tempo é um tempo e cada tempo tem o seu propósito. O que cada geração deve buscar é a vontade de Deus para o seu próprio tempo.
VI - CADA GERAÇÃO SERVE A DEUS DE UMA MANEIRA QUE LHE É PRÓPRIA. Muitos dizem: “antigamente é que era bom, pois antigamente era assim e assim que servíamos a Deus”. As coisas mudaram, houve um grande avanço da tecnologia. Antigamente era bom? Certamente era bom, mas o presente também o é. A Bíblia diz que Davi serviu a Deus na sua própria geração (At 13.36), mas ele está morto e cabe agora a nós servimos a Deus na nossa própria geração. Temos muito a aprender com Davi, e com os homens do passado, porém cabe a nós servimos a Deus hoje.
VII - VOCÊ AINDA É O MESMO, OU NÃO É? O mais triste é que tem gente que fala como se estivesse morto, quando diz: “o passado é que era bom”. Quem fez parte de um passado glorioso deve continuar trabalhando para fazer do presente um tempo ainda mais glorioso. Calebe aos 85 anos disse: “Josué
14.11 Estou forte ainda hoje como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força naquele dia, tal ainda agora para o combate, tanto para sair a ele como para voltar.”.
14.11 Estou forte ainda hoje como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força naquele dia, tal ainda agora para o combate, tanto para sair a ele como para voltar.”.
Nós que cremos em Deus olhamos para o passado crendo que o melhor está por vir.
Em Cristo,
Pr. Manoel Angelo Agrella.
Mensagem de 19/05/13
I Sm 3.1-21
O JOVEM SAMUEL
Hoje é o dia Nacional do Jovem Presbiteriano. Como os irmãos perceberam a liturgia foi toda conduzida pela mocidade. A mensagem que será pregada é para toda Igreja, se aplica a todos nós, porém de uma forma especial daremos ênfase aplicando-a aos moços da Igreja.
Para esta mensagem tomamos como base a vida do jovem bíblico Samuel. Quem era Samuel? Seu nascimento foi fruto de um milagre, pois sua mãe era estéril. Sua mãe havia feito um voto a Deus, o voto de que se ela desse a luz a um filho esse filho seria entregue na casa do Senhor para servir a Deus por todos os dias de vida, que Deus concedesse ao menino – 1.11. Cumprindo o voto que fez, quando Samuel nasceu, foi entregue por sua mãe na casa do Senhor, assim que foi desmamado.
Samuel tornou-se um dos maiores profetas de Israel – um homem de Deus. Nesta noite iremos falar sobre como foi a mocidade de Samuel. Vejamos então: Como foi a juventude deste grande homem de Deus, que marcou a história do povo de Deus?
I - O JOVEM SAMUEL CRESCIA DIANTE DO SENHOR – 2.18-21.
Samuel era um jovem especial porque durante toda a sua juventude considerou a Deus em todos os seus caminhos. “Crescer diante de Deus” é crescer fazendo a vontade de Deus.
Como eram os outros jovens na época de Samuel? Naquela época também havia pecado. Os jovens costumam cometer certos pecados da juventude – pensam que podem por serem jovens – muitos não acreditam nas consequências. Mas tudo que se semeia no mundo físico tem algum tipo de colheita no mundo espiritual. Tudo que os jovens praticam na juventude terão de prestar contas a Deus.
Samuel morava no templo do Senhor, e com ele moravam também no templo outros dois jovens – Ofini e Finéias – filhos do sacerdote da época – o sacerdote Eli.
O pecado de Ofini e Finéias era o pecado da fornicação – 2.22. E por causa deste pecado Deus os matou – 2.25; 4.11.
Samuel tinha tudo para cometer os mesmos pecados dos seus companheiros de moradia – porém, o Senhor faz o caminho de cada pessoa. Samuel andava em santidade e por isso crescia diante do Senhor.
Sem santidade o jovem está longe do Senhor e caminha para a morte, pois o salário do pecado é a morte. Mas no Senhor há vida e vida em abundância.
Há um alerta aqui para nós: Deus não tolera o pecado! Jovens, busquem a santidade. O diabo ilude. Deus tem vida para você. Não siga o exemplo dos pecadores, mesmo daqueles que estão dentro da Igreja, viva pela Palavra.
Crescer na presença de Deus é crescer em santidade! Crescer olhando para Deus, buscando na Palavra o que Deus ordena.
Obs: Pais, não aceitem o pecado na vida dos seus filhos. Não pense que é comum o jovem pecar, que o mundo caminha assim mesmo. O pecado tem consequências terríveis.
II O JOVEM SAMUEL SERVIA AO SENHOR – 2.18; 3.1,15.
Samuel era um jovem ativo na obra do Senhor. Desde criança ele ministrava perante o Senhor. Na sua juventude ele zelava pela casa do Senhor.
Jovens ativos! Jovens que trabalham na obra.
É certo que vemos na Bíblia muitas pessoas de idade servindo ao Senhor com a força de Jovens e jovens com a força de velhos – tudo depende do primeiro ponto pregado: estar perante o Senhor.
Mas há na Bíblia algumas promessas específicas para os jovens, nessas promessas vemos que:
a) As promessas não são para todos os jovens, são para os jovens que crescem diante do Senhor em santidade.
b) Os jovens terão visões – Joel 2.28.
c) Os jovens são fortes e vencem o maligno – I João 2.12-14.
Porque, você jovem, deve servir ao Senhor como Samuel:
a) Para tomar posse destas promessas;
b) Porque a juventude passa (Ec 11.9,10);
c) Para afastar a amargura do seu coração (Ec 11.10);
d) Para colher os frutos espirituais na idade madura (Ec 12.1).
III COMO TODO JOVEM SAMUEL TEVE DIFICULDADES EM “PERCEBER A VOZ DE DEUS” LHE FALANDO.
Esse para mim é um dos pontos mais interessantes na história de Samuel. Deus o chamava e ele não entendia que era Deus.
Por três vezes Deus o chamou e ele não entendeu que era Deus quem o chamava. Ele estava pronto para servir, ele dizia: “eis-me aqui”. Mas a grande dificuldade era compreender que a voz que lhe chamava era a de Deus.
Todo jovem tem dificuldade em perceber a voz de Deus. Alguns estão na expectativa: quando é que Deus vai me chamar para fazer algo na sua obra?
Na vida de Samuel aprendemos nesse ponto que:
· Antes de ouvir a voz de Deus ele já estava disposto;
· Antes de ouvir a voz de Deus ele já estava se santificando todo dia;
· Antes de ouvir a voz de Deus ele já ministrava e servia da forma convencional.
O que eu quero passa neste 3º ponto da mensagem é: procurem estar prontos para quando Deus chamar.
Quanto a compreender que era a voz de Deus que lhe chamava, vejamos o IV ponto:
IV COMO TODO JOVEM, SAMUEL, PARA COMPREENDER A VOZ DE DEUS, PRECISOU DA ORIENTAÇÃO DE ALGUÉM MAIS EXPERIENTE – 3.8,9.
Chega um momento na nossa vida em que Deus quer falar conosco de uma forma especial, ele nos deu dons e talentos, que para desenvolvermos precisamos da orientação de uma pessoa mais velha. Os mais velhos já ouviram a voz que estamos ouvindo mas não compreendemos quem é que chama.
Samuel não compreendeu por ele mesmo que era a voz de Deus quem lhe falava. Eli compreendeu por Samuel e o direcionou.
O jovem para desenvolver seus dons e talentos precisa da orientação da liderança da Igreja.
Agora: porque alguns jovens tem mais espaço na Igreja do que outros? Porque alguns buscam com desejo intenso e outros se escondem em si mesmos. O jovem precisa buscar a liderança para compreender o que Deus quer dele.
V COMO TODO JOVEM: SAMUEL TEVE O SEU TEMPO DE TER EXPERIÊNCIAS COM DEUS – 3.7.
Todo jovem precisa ter experiência com Deus. Pelo menos três tipos de experiências:
· A da conversão;
· A do chamado para o serviço e desenvolvimento dos dons;
· A da evangelização.
As da conversão deve ser uma busca constante pela confirmação – até que se tenha a certeza pelos frutos que o Espírito Santo produz em nós.
A do chamado para o serviço e do desenvolvimento dos dons – acontece como que simultaneamente a primeira experiência. Quando a conversão acontece, o jovem queima no coração pelo serviço. Ele quer servir, quer santidade – as vezes não sabe ainda qual o lugar exato em que Deus o quer servindo – mas ele busca de Deus uma direção.
A terceira experiência – a da evangelização – é uma questão de obediência. “Ide e pregai” – quem for verá os frutos.
Contudo – é possível negligenciar estas experiências.
VI COMO TODO JOVEM: SAMUEL TEVE MEDO – 3.15
O medo faz parte. O que não deve fazer parte é ser vencido pelo medo. O medo é um obstáculo a ser vencido – já! Samuel teve uma visão de Deus, mas teve medo, porque a visão não era boa notícia, era notícia ruim, de castigo e morte.
Porém Samuel venceu o medo e anunciou a vontade de Deus.
Deus chama os jovens aqui a vencerem os seus medos. O que Deus quer de você jovem? Porque você tem medo de fazer o que Deus quer que você faça?
Medo de testemunhar com a vida (quando há o convite do pecado muitos cedem por medo de serem rejeitados);
Medo de exercer os dons e talentos;
Medo de evangelizar;
O medo que devemos ter é o de pecar contra Deus.
CONCLUSÃO:
Jovens e irmãos aqui presentes (aplicações):
1º Cresçam diante do Senhor;
2º Sirvam ao Senhor;
3º Oração e consagração são necessários para que se possa compreender qual a vontade de Deus para nós.
4º Busquem o auxílio de pessoas mais experientes que possam lhes direcionar quanto aos propósitos de Deus.
5º Vai chegar o momento em que vocês terão experiências com Deus – busquem.
6º Vençam o medo.
Que Deus seja Glorificado através dos nossos moços e moças.
AUTOR: PR. MANOEL ANGELO AGRELLA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário