78 anos de organização e vida
Desde 03 de abril de 1935 para a glória de Deus
O início do trabalho e sua organização em Igreja
Este histórico está baseado nas atas da Igreja Presbiteriana de Rancharia.
Quando os primeiros homens de Deus pisaram aqui, Rancharia era apenas um pequeno povoado.
Organizada em 1935, no dia 3 de abril, foi dedicada à glória de DEUS á Igreja Presbiteriana de Rancharia.
Tudo começou nesta cidade no dia 7 de abril de 1930, quando chegou em Rancharia o Rev. Celso de Assumpção. No momento de sua chegada na Estação da Sorocabana, procurou saber se no povoado haviam crentes, para somar com estes e iniciar um ponto de pregação.
Por providência do plano eterno de DEUS, que soberanamente dirige tudo e tudo faz cooperar para que os eleitos sejam chamados e salvos a seu tempo, o chefe da estação que chamava-se Elias Germano e sua esposa Elsa Germano, já eram crentes no Senhor. Não devemos ter isto como uma mera coincidência Certamente DEUS colocou estes crentes em Rancharia para cooperarem com o Rev. Celso. Que maravilha do amor de DEUS! Ele enviou e Rev. Celso como embaixador seu até a nossa cidade. Tudo já estava preparado, pois o DEUS que envia capacita, prepara e faz com que a sua Palavra jamais volte vazia.
O Rev. Celso, chegando em Rancharia na Estação, desceu do trem e quase que de imediato já encontrou um protestante, que era o Sr. Elias, e na casa deste convertido abriram um ponto de pregação. Assim teve início o trabalho presbiteriano em Rancharia. Louvado seja DEUS que usou o Sr. Elias para abrir as portas de sua casa, para que ali o Evangelho fosse pregado e vidas fossem salvas pelo poder de DEUS. Um início simples, um crescimento glorioso. Isto sempre valerá para nós como exemplo quem abre as portas da sua casa para que o evangelho seja ali anunciado, está abrindo as portas para que muitos sejam salvos.
Tudo começou ali e atingiu a muitos, mudando o rumo da vida de muitos que por esta igreja passaram, que por aqui hoje estão e ainda de muitos que aqui virão a estar. Por isso um crente verdadeiro jamais fecha as portas da sua casa para a pregação do evangelho ao contrário disso abre as portas da sua casa, pois sabe que DEUS pode salvar muitos por um simples gesto.
O presbítero tomando conhecimento de tudo através do Rev. Celso, e sabendo que o trabalho estava desenvolvendo-se, pelo volume de pessoas que estavam se convertendo, nomeou uma comissão para vir até Rancharia e organizar em Igreja o trabalho que aqui se realizava, isto deu-se em 1934. Porem tal comissão não chegou em Rancharia na data determinada e não se sabe o motivo de sua falta. Somente em 1935 foi estabelecida uma nova comissão para organizar a Igreja Presbiteriana de Rancharia. Essa comisão para organizar a Igreja Presbiteriana de Rancharia. Essa comissãofoi composta pelos seguintes homens de DEUS: Rev. Celso de Assumpção e Pb. Alberto Carolino. Tal comissão esteve em Rancharia em 3 de abril de 1935, reunindo todos os crentes de Rancharia, 33 membros foram arrolados naquele dia- todos já tendo sido batizados. Estes 33 fizeram a primeira assembléia e foi eleito o primeiro conselho da Igreja. Os primeiros presbíteros foram: Pb. Cinésio Pereira Lima e Pb. Henrique Scalco. Foram eleitos também os primeiros diáconos: diac. José Scalco e diác. Benedito Manoel Ferreira.
Assim o trabalho presbiteriano foi organizado e reconhecido como igreja em Rancharia.
Pr. Manoel A. Agrella.
Bom dia, Pastor. Quem foram os 33 primeiros membros da IP de Rancharia? Meu avô Anfrisio Rodrigues e seu irmão João Antonio Rodrigues, residentes em Iepê, estariam entre eles? Sei que perenceram à IP de Paraguaçu e depois passaram para a IP de Rancharia. Ao meu pai (e por conseguinte a mim) foi dado o nome de Celso em homenagem ao Rev Celso Assumpção.
ResponderExcluirOlá caro Pastor, 33 é um número publicável. Por gentileza, gostaria muito de saber pois meu avô e meu tio avôprovavelmente estão entre eles. Alguém me disse que Anfrisio Rodrigues e seu irmão João Antonio Rodrigues foram os primeiros membros da IP de Paraguaçu Pta (que teria se iniciado em Iepê...)e que depois se transferiram para Rancharia para compor o primeiro rol de membros. No ofício funebre de meu avô, em Iepê, esteve presente o Pastor de Rancharia. Aguardo. Grato.
ResponderExcluirBoa noite , meu pai dizia que a mãe dele (lázara) foi uma das casas que fazia cultos , consta o nome dela nos livros de Rancharia ? Lázara Maria Lopes
ResponderExcluir