domingo, 28 de abril de 2013

A Oração - Nossa arma secreta

A Oração - Nossa arma secreta

100ª Semana de Oração

"...se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de DEUS, Ele nos ouvirá." 1Jo 5.14b
"O poder da oração jamais foi totalmente exercido. Se você quiser ver obras maravilhosas do poder e da graça de Deus operando no lugar da fraqueza, da falha e da decepção, que tal responder ao desafio que Deus lhe fez? 'Clame a mim e eu responderei e lhes direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece'.(Jr 33.3)". (Hudson Taylor)


   A oração foi a faísca que iniciou o fogo de todos os reavivamentos da história. A oração foi a chave para a entrada no ministério de todos os grandes homens usados por DEUS no passado. Para o soldado de Cristo, a oração deve ser um estilo de vida, e não somente um auxilio nos momentos de batalha.
   Certa vez, um homem estava cortando uma arvore com um machado cego. o suor escorria pelo rosto, mas ele não conseguia fazer nada além de amassar a casca da arvore. Algumas pessoas sugeriram que ele parasse por alguns instantes para afiar o machado, ao que ele respondeu: " Não me perturbem, estou muito ocupado tentando  derrubar esta árvore e não posso parar para nada". Se parasse para dar ouvidos a seus amigos e amolasse o machado, ele faria seu trabalho com muito mais rapidez e eficiência e  de forma muito mais fácil.



    Experimente se aquietar no começo de cada dia (e na 1ª semana de cada mês!) para "afiar o machado" por intermédio da oração.Busque primeiro o Reino de DEUS então você conseguirá derrubar muito mais facilidade os grandes troncos de problemas que a vida lhe apresenta.

Venha "Afiar seu machado" na 99ª Semana de Oração da Igreja Presbiteriana de Rancharia. Av. Dom PedroII, 661 - Centro de Rancharia/SP em frente ao Banco do Brasil.



(Retirado da Biblia Evangelismo em Ação)

segunda-feira, 15 de abril de 2013

História da IPB de Rancharia #2

78 anos de organização e vida
Desde 03 de abril de 1935 para a glória de Deus

O Primeiro templo e a organização do rol de membros

      Este histórico está baseado nas atas da Igreja Presbiteriana de Rancharia.

      Quando o primeiro templo foi construído não havia dinheiro suficiente para levanta-lo, foi feito de madeira, ao lado do atual Banco Santander. Havia um clube ao lado, e por causa do barulho do clube a Igreja decidiu que se mudar seria a melhor coisa a fazer na época. Comprou-se um terreno que mais tarde foi trocado por este no qual estamos hoje.
      O saudoso Pb. Cinésio, levantou uma campanha para a construção do primeiro templo. Ele fez um desenho com quadrinhos e cada quadrinho custava uma quantia, os irmãos escolhiam o quadrinho e ofertavam a quantia que o quadrinho valia - a casa pastoral foi levantada da mesma forma. O Pb. Cinésio era contador e mesmo com tantos afazeres foi ele mesmo quem acompanhou toda a obra de construção até o seu final, às vezes vindo até 6 vezes num mesmo dia para acompanhar o andamento da obra. Mudamos para o primeiro templo em 1940, com o templo ainda inacabado. O  pastor na época era o Rev. Mario da Silva Teles.
      em 1940 pediu-se a ordenação de Abmael Campos Vieira, que em 18 de maio de 1941 foi ordenado em nossa Igreja. Nossa Igreja da estava formando e ordenando pastores. Depois do Rev. Abimael a Igreja teve o privilégio de encaminhar outros ao ministério.
      Em 1950 foi designado para pastor em Rancharia o Rev. Domingos Rodrigues Idalgo, que no dia 5 de fevereiro assumiu o pastorado da igreja. Eram os presbíteros da época: Jovelino Amaral, José Delgado Liva, Leonardo C. Sul e Cinésio Pereira Lima (ata 132). Permaneceu na igreja até 1956 como pastor o Rev. Moisés Pinto Ribeiro, antecessor do Rev. Domingos que organizou um livro de rol de membros na igreja. o Rev. Domingos organizou o fichário da igreja, conforme exigência do Supremo Concílio, separando-o em membros comungantes (os que professaram publicamente a sua fé assim tornaram-se participantes da Ceia) e não comungantes (que atingindo a idade da razão não se decidiram em assumir a Cristo por Pública profissão de fé). Em 5 de novembro de 1951 (ata 140). o Rev. Domingos comunicou ao conselho que o rol estava terminado e em dia.
      Atualmente o nosso rol de membros consta com: 70 homens comungantes na central, 100 mulherem comungantes na central, 20 do sexo masculino não comungantes na central, 11 do sexo feminino não comungantes na central e 23 homens comungantes no J.U, 41 mulheres comungantes no J.U, 04 do sexo feminino não comungantes no J.U e 04 do sexo masculino não comungantes no J.u; perfazendo uma soma total de: 234 comungantes e 39 não comungantes

Pr. Manoel A. Agrella.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

História da IPB de Rancharia #1

78 anos de organização e vida
Desde 03 de abril de 1935 para a glória de Deus

O início do trabalho e sua organização em Igreja

      Este histórico está baseado nas atas da Igreja Presbiteriana de Rancharia.

      Quando os primeiros homens de Deus pisaram aqui, Rancharia era apenas um pequeno povoado.
    Organizada em 1935, no dia 3 de abril, foi dedicada à glória de DEUS á Igreja Presbiteriana de Rancharia.
      Tudo começou nesta cidade no dia 7 de abril de 1930, quando chegou em Rancharia o Rev. Celso de Assumpção. No momento de sua chegada na Estação da Sorocabana, procurou saber se no povoado haviam crentes, para somar com estes e iniciar um ponto de pregação.
      Por providência do plano eterno de DEUS, que soberanamente dirige tudo e tudo faz cooperar para que os eleitos sejam chamados e salvos a seu tempo, o chefe da estação que chamava-se Elias Germano e sua esposa Elsa Germano, já eram crentes no Senhor. Não devemos ter isto como uma mera coincidência  Certamente DEUS colocou estes crentes em Rancharia para cooperarem com o Rev. Celso. Que maravilha do amor de DEUS! Ele enviou e Rev. Celso como embaixador seu até a nossa cidade. Tudo já estava preparado, pois o DEUS que envia capacita, prepara e faz com que a sua Palavra jamais volte vazia.
      O Rev. Celso, chegando em Rancharia na Estação, desceu do trem e quase que de imediato já encontrou um protestante, que era o Sr. Elias, e na casa deste convertido abriram um ponto de pregação. Assim teve início o trabalho presbiteriano em Rancharia. Louvado seja DEUS que usou o Sr. Elias para abrir as portas de sua casa, para que ali o Evangelho fosse pregado e vidas fossem salvas pelo poder de DEUS. Um início simples, um crescimento glorioso. Isto sempre valerá para nós como exemplo quem abre as portas da sua casa para que o evangelho seja ali anunciado, está abrindo as portas para que muitos sejam salvos. 
      Tudo começou ali e atingiu a muitos, mudando o rumo da vida de muitos que por esta igreja passaram, que por aqui hoje estão e ainda de muitos que aqui virão a estar. Por isso um crente verdadeiro jamais fecha as portas da sua casa para a pregação do evangelho  ao contrário disso abre as portas da sua casa, pois sabe que DEUS pode salvar muitos por um simples gesto.
      O presbítero tomando conhecimento de tudo através do Rev. Celso, e sabendo que o trabalho estava desenvolvendo-se, pelo volume de pessoas que estavam se convertendo, nomeou uma comissão para vir até Rancharia e organizar em Igreja o trabalho que aqui se realizava, isto deu-se em 1934. Porem tal comissão não chegou em Rancharia na data determinada e não se sabe o motivo de sua falta. Somente em 1935 foi estabelecida uma nova comissão para organizar a Igreja Presbiteriana de Rancharia. Essa comisão para organizar a Igreja Presbiteriana de Rancharia. Essa comissãofoi composta pelos seguintes homens de DEUS: Rev. Celso de Assumpção e Pb. Alberto Carolino. Tal comissão esteve em Rancharia em 3 de abril de 1935, reunindo todos os crentes de Rancharia, 33 membros foram arrolados naquele dia- todos já tendo sido batizados. Estes 33 fizeram a primeira assembléia e foi eleito o primeiro conselho da Igreja. Os primeiros presbíteros foram: Pb. Cinésio Pereira Lima e Pb. Henrique Scalco. Foram eleitos também os primeiros diáconos: diac. José Scalco e diác. Benedito Manoel Ferreira.
      Assim o trabalho presbiteriano foi organizado e reconhecido como igreja em Rancharia.

Pr. Manoel A. Agrella.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Dicas para Evangelizar #01

Dica #01
Oração no restaurante
(Para perder a vergonha!)
Marcos 8.38


"Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos".
Marcos 8:38
Aqui vai uma dica efetiva de como você poderá compartilhar sua fé com alguém, vencer a vergonha e se importar com o próximo:
       Na próxima vez que for a um restaurante, diga ao garçom: "daqui a pouco vamos orar agradecendo a DEUS pela comida. Gostaríamos de saber se você deseja que oremos a DEUS pedindo alguma coisa específica". (Biblia Evangelismo em Ação)

#FicaaDica - Se você não tem facilidade ou se acha incapaz, treine aos poucos, pratique esta dica no dia a dia para que a vergonha comece a dar espaço para a coragem. Lembre-se do vercículo ai de cima (Mc 8.38) e não deixe que a vergonha te impeça de ser benção onde quer que você esteja, afinal devemos ser o sal da Terra... pense nisso, Pratique!

terça-feira, 2 de abril de 2013

BibliaFreestyle - Isso Pode?


Biblia Freestyle

 Mateus 1 "Livro da geração de Jesus, o cara. Da descendência de Davi e também de Abraão. Depois de Abraão, muito sexo foi feito e muitas crianças nasceram por conta disso. Até que 41 gerações se passaram e nasceu um cara muito joia chamado José. Esse tal de José era especial porque quando a dona Maria (sua noiva) apareceu dizendo que tava grávida do Espírito Santo, ele obviamente sentiu que isso cheirava a chifre."

O que dizer sobre isso? 
Realmente fiquei chocado, confuso, desacreditado, porem estas palavras foram retiradas de uma versão da Bíblia, isso mesmo da Bíblia S A G R A D A ! Chamada de "Bíblia Freestyle" feita pelo pastor Ariovaldo da igreja Manifesto, fundada por ele mesmo em Uberlândia MG. Assistam à reportagem da afiliada da Globo em MG para saber do que se trata...


      Na Bíblia aqui de casa está escrito assim em Colossenses 3.8 "Mas agora, abandonem todas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar.(NVI) 
      Sei que me falta muita sabedoria e conhecimento mas não acho correto parece que isto é profanar o sagrado "Vocês tem de fazer separação entre o santo e o profano, entre o puro e o impuro" Levítico 10.10 (NVI) Este versículo foi escrito no antigo testamento, alguns dirão que vivemos na era da Graça e a lei não se aplica, mas ela nos instrui muito em como vivermos melhor e no caminho correto.
       A Bíblia realmente tem uma linguagem por vezes difícil de ser compreendida eu particularmente prefiro a Nova Versão Internacional a NVI por ser uma tradução mais contemporânea mas traduzida dos textos originais e não uma releitura da tradução da tradução... quando assisti ao vídeo fiquei me perguntando... será que este pastor sabe hebraico? ou tem conhecimento do sentido original da palavra? Acho que não.
       Agora, vejam o que Charles Spurgeon conhecido como o "Pregador do povo" disse a respeito de folhetos evangelísticos:
"Lembro me vividamente de uma vez em que distribuímos folhetos numa cidade da Inglaterra onde este tipo de folheto nunca havia sido distribuído  Lembro me bem de andar de casa em casa, falando de DEUS.... [os folhetos] são adaptados para pessoas que tem pouco poder e poucas habilidades e, apesar disso, desejam servir a Jesus de alguma maneira. Gente que não domina a arte da eloquência mas tem a fidelidade nas mãos. Gente que não pode levantar e pregar mas pode se levantar para distribuir esses pregadores silenciosos por toda a parte... gente que pode comprar um pacote com mil folhetos e, depois, espalhá-los por uma área vasta área.
"Podemos dizer, se é que é certo citar assim as Escrituras que as folhas das árvores servem para a cura das nações' (Ap 22.2) - e os folhetos evangelísticos fazem exatamente isso. Essas 'folhas' alcançam lugares onde a árvore toda não poderia ser levada..."
      Lembrando que Spurgeon falava de folhetos e não da Bíblia SAGRADA, porem uma linguagem mais "acessível" e simples ajuda muito para a pregação do evangelho mas não vamos trocar as coisas, A Bíblia  mesmo diz em Apocalipse 22.18 "Declaro a todos os que ouvem as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhe acrescentar algo, Deus lhe acrescentará as pragas descritas neste livro 19 Se alguém tirar alguma palavra deste livro de profecia, DEUS tirará dele a sua parte da Árvore da Vida e na cidade santa, que são descritas neste livro".

      Agora, vamos discutir sobre o assunto, comentem, deixem sua opinião, está correto? facilita o entendimento da Palavra para todos? a torna acessível? democratiza a Bíblia?
      Ou, banaliza a Palavra, profana o sagrado, distorce a realidade?

Na minha opinião acho errado, nada contra ele pregar daquele jeito, acho até válido para conseguir atingir certas "tribos", mas o que salva realmente é a pregação do Evangelho natural já que não é mérito nosso mas a salvação parte de DEUS e é o Espirito Santo que nos faz entender a vontade de DEUS. Não precisamos tentar fantasiar a nossa Fé para parecer mais legal, eu sei no que acredito e o que sinto é maravilhoso, é algo que me faz não ter medo da morte, jamais estou sozinho mesmo em tempos difíceis, eu sou filho de DEUS.

Para comentar com mais fundamento procure pelo termo Bíblia Freestyle no Google.
o site da Bíblia é este: http://bibliafreestyle.com.br/


Renan Cesar  -  Um simples  seguidor da Bíblia, sem disfarces, a   palavra Viva.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

O Poder da Oração

A Oração - Nossa arma secreta

99ª Semana de Oração

"...se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de DEUS, Ele nos ouvirá." 1Jo 5.14b
"O poder da oração jamais foi totalmente exercido. Se você quiser ver obras maravilhosas do poder e da graça de Deus operando no lugar da fraqueza, da falha e da decepção, que tal responder ao desafio que Deus lhe fez? 'Clame a mim e eu responderei e lhes direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece'.(Jr 33.3)". (Hudson Taylor)

   A oração foi a faísca que iniciou o fogo de todos os reavivamentos da história. A oração foi a chave para a entrada no ministério de todos os grandes homens usados por DEUS no passado. Para o soldado de Cristo, a oração deve ser um estilo de vida, e não somente um auxilio nos momentos de batalha.
   Certa vez, um homem estava cortando uma arvore com um machado cego. o suor escorria pelo rosto, mas ele não conseguia fazer nada além de amassar a casca da arvore. Algumas pessoas sugeriram que ele parasse por alguns instantes para afiar o machado, ao que ele respondeu: " Não me perturbem, estou muito ocupado tentando  derrubar esta árvore e não posso parar para nada". Se parasse para dar ouvidos a seus amigos e amolasse o machado, ele faria seu trabalho com muito mais rapidez e eficiência e  de forma muito mais fácil.



    Experimente se aquietar no começo de cada dia (e na 1ª semana de cada mês!) para "afiar o machado" por intermédio da oração.Busque primeiro o Reino de DEUS então você conseguirá derrubar muito mais facilidade os grandes troncos de problemas que a vida lhe apresenta.

Venha "Afiar seu machado" na 99ª Semana de Oração da Igreja Presbiteriana de Rancharia. Av. Dom PedroII, 661 - Centro de Rancharia/SP em frente ao Banco do Brasil.



(Retirado da Biblia Evangelismo em Ação)