sexta-feira, 31 de outubro de 2014

A Reforma Protestante e João Calvino

31 de Outubro - Dia da Reforma Protestante
A Reforma Protestante e João Calvino


     
O catolicismo pinta João Calvino como o diabo e as nossas escolas de ensino fundamental e médio o classificam como um capitalista, e como o homem que deu o voto de minerva para a morte de um herege (Serveto).Porém nossas escolas, cujos livros de histórias foram escritos por padres e católicos, não ensinam que capitalista é o catolicismo romano que tem milhões e milhões no banco que pertence a Roma (Banco do Vaticano) e fazendas, patrimônios que acabaria com a pobreza do mundo. Todo o ouro que os jesuítas levaram do Brasil que nascia foi para Roma. Nossas escolas não ensinam também (com mesma ênfase) que Lutero, Calvino e tantos outros foram condenados a morte pelos católicos romanos, e que muitos antes deles foram condenados a morrer na fogueira simplesmente por questionarem o pensamento católico (incontáveis mártires).
       Mas por que os nossos livros de história só ensinam coisas negativas a respeito de Calvino? Calvino que na verdade sendo o reverso dos capitalistas atuais ensinava que ricos devem dividir seu dinheiro com os pobres. Ensinava também que os nobres da sua época deveriam trabalhar para que os necessitados recebessem assistência de suas mãos. a resposta é simples: Calvino discipulara através das institutas, toda a Europa do seu tempo, e ainda formou em sua escola em Genebra evangelistas e missionários que se espalharam pelo mundo, esclarecendo todas as mentes a respeito das verdades bíblicas que eram contrárias aos enganos católicos. Através da sua obra "As Institutas da Religião Cristã" milhões de católicos passaram a ser protestantes, e ainda hoje, esta sublime obra, tem desfeito sofismas católicos na mente de milhares todos os dias. Esta obra que infelizmente alguns ignorantes criticam sem ao menos terem lido uma linha.
         Veja esta nota retirada do site Monergismo:
(http://monergismo.com/textos/calvinismo/calvinismo_justo.htm).

Quando João Calvino começou a escrever a primeira edição das Institutas da Religião Cristã, em 1535, com a idade de 27 anos, sua intenção era de servir grandemente aos interesses protestantes, mas sua influência deve ter excedido em muito a sua expectativa. Provou ser o trabalho mais influente da Reforma Protestante. Os protestantes de outros países, viram em Calvino, e em sua obra, um pilar de grande força para a obra iniciada, pois que era um teólogo do mais alto grau, enquanto que os romanistas temeram sua caneta como um dos inimigos mais fortes. Certo escritor católico, teve que dizer o seguinte a respeito das "Institutas":
"É o Alcorão, o Talmud da heresia, a causa principal de nossa queda... o arsenal comum do qual os oponentes da velha Igreja obtiveram emprestado as armas mais agudas. Nenhum escrito da era da reforma é mais temido pelos católicos romanos e mais zelosa e hostilmente combatido, que as "Institutas" de João Calvino".
 (Boletim Dominical - Ano XXXII - Nº 1658 de 02 de Novembro de 2014)


terça-feira, 25 de março de 2014

A Formação do Cânon Bíblico


A Formação do Cânon Bíblico
Rev. Dr. Rudi Zimmer

Seminário de Ciências Bíblicas da Sociedade Bíblica do Brasil-
Local: Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil - 5-2005


Vídeo sugerido como complemento da aula de Domingo dia 23/03/2014 na classe dos Jovens

Como o mundo te vê, Cristão?


Como o mundo te vê, Cristão?

Este vídeo foi exibido dia 23 de março de 2014 na Escola Bíblica Dominical de nossa igreja. O que é um CRISTÃO?...O que acha da Igreja?...Quem é JESUS? fácil responder? pois ao olharmos o mundo percebemos como as respostas são divergentes e distintas e muitas vezes sem resposta. Ao olharmos com a ótica do mundo percebemos como esta o testemunho do cristão lá fora da igreja, onde devemos estar brilhando, sendo exemplos.
Ao assistir ao vídeo, reflita... como as pessoas te veem?, qual o testemunho que você tem dado?
Como vamos levar as Boas Novas a este mundo perdido se não temos nem a noção de como este mundo nos vê?




Venha nos fazer uma visita!

Av. Dom Pedro II, 661 - Centro
Congregação: Rua José Severo Lins, 46 - Jd. Universitário
CEP 19.600-000 - Rancharia/SP



sábado, 15 de março de 2014

O Bom Uso das Palavras


O Bom uso das Palavras

(Clique no botão no canto inferior direito para exibir em tela cheia)


quarta-feira, 5 de março de 2014

Oração em Tempos Difíceis

Oração em Tempos Difíceis
Mensagem da Vigília de oração dia 03/03/2013 (Carnaval)


          Todos nós passamos por dificuldades, Deus mesmo nos prova fazendo passar pelo fogo para retirar nossas impurezas e foi assim desde o início, o Senhor nos leva para o deserto para nos treinar, foi assim com Moisés que ficou por 40 anos no deserto antes de libertar o povo do Egito, até mesmo Jesus foi para um lugar deserto para buscar a presença de Deus. Os problemas sempre existirão e a cada minuto estamos sujeitos a passar por tempos difíceis, ainda mais quando nos levantamos para fazer a obra que Deus nos ordenou, o Inimigo vai tentar apelar de todas as formas te frear, te destruir, e por isso quero deixar 2 exemplos onde nos mostra como o maravilhoso Deus de amor que cuida de nós mesmo nós não merecendo através da oração, então acredite, dependa Dele e Confie.

Davi foi pastor, Musico, guerreiro, Rei... Homem 2° o ♥ de DEUS. Davi não tinha tempo para ficar inventando poesias, até porque a bíblia foi escrita por inspiração Divina. o que o rei Davi Escreveu foi resultado de um cotidiano muito difícil.
Dizem que o Salmo 55 foi escrito durante a rebelião promovida por Absalão, um de seus filhos que buscava por força tomar o reinado do Pai aconselhado por um ex-conselheiro de Davi.
Que situação! Traído pelo filho e conselheiro! 
Sabiamente Davi foge para não ser morto OU não Matar seu próprio filho. 
Vamos ler o salmo 55, prestando atenção no penúltimo versículo, que é o versículo chave.
Escuta a minha oração, ó Deus, não ignores a minha súplica;ouve-me e responde-me! Os meus pensamentos me perturbam, e estou atordoado diante do barulho do inimigo, diante da gritaria dos ímpios; pois aumentam o meu sofrimento e, irados, mostram seu rancor.O meu coração está acelerado; os pavores da morte me assaltam.Temor e tremor me dominam; o medo tomou conta de mim.Então eu disse: "Quem dera eu tivesse asas como a pomba; voaria até encontrar repouso!Sim, eu fugiria para bem longe, e no deserto eu teria o meu abrigo. Pausa Eu me apressaria em achar refúgio longe do vendaval e da tempestade".Destrói os ímpios, Senhor, confunde a língua deles, pois vejo violência e brigas na cidade.Dia e noite eles rondam por seus muros; nela permeiam o crime e a maldade.A destruição impera na cidade; a opressão e a fraude jamais deixam suas ruas.Se um inimigo me insultasse, eu poderia suportar; se um adversário se levantasse contra mim, eu poderia defender-me;mas logo você, meu colega, meu companheiro, meu amigo chegado,você, com quem eu partilhava agradável comunhão enquanto íamos com a multidão festiva para a casa de Deus!Que a morte apanhe os meus inimigos de surpresa! Desçam eles vivos para a sepultura, pois entre eles o mal acha guarida.Eu, porém, clamo a Deus, e o Senhor me salvará.À tarde, pela manhã e ao meio-dia choro angustiado, e ele ouve a minha voz.Ele me guarda ileso na batalha, ainda que muitos estejam contra mim.Deus, que reina desde a eternidade, me ouvirá e os castigará. Pausa Pois jamais mudam sua conduta e não têm temor de Deus.Aquele homem se voltou contra os seus aliados, violando o seu acordo.Macia como manteiga é a sua fala, mas a guerra está no seu coração; suas palavras são mais suaves que o óleo, mas são afiadas como punhais.Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair.Mas tu, ó Deus, farás descer à cova da destruição aqueles assassinos e traidores, os quais não viverão a metade dos seus dias. Quanto a mim, porém, confio em ti.
Salmos 55:1-23

       Isto significa que em situações difíceis não há outro caminho Senão orar e depender + de Deus, e como está ligada a Justiça (jamais permitirá que o justo venha cair v.22) devemos avaliar como estamos diante de Deus para não sofrermos impedimentos. Dessa forma DEUS vai parar a fúria do inimigo, você dará a volta por cima, porque O Senhor conquistará vitória por você! Não se cale nem se apequene diante da fúria do diabo!
O vídeo a seguir conta a história de Alexander Ogorodnikov que mostra Deus agindo através do poder da oração e usando pessoas como nós, Segurando cordas e preocupadas com o que acontece no campo missionário. Este homem foi preso e torturado Apenas por ser cristão.




Que creiamos nesse DEUS que nos ama, Deus soberano que tem todo o controle em suas mãos, que até o inimigo esta sujeito a suas ordens!...Confie!...nenhum problema será tão grande que Deus não possa resolver, ore, clame a Deus e confie que no momento certo, perfeito, você recebera "Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós,Efésios 3:20"

Não desanime! Deus está agindo...Ele não te abandonou, basta se manter firme, orar, e depender realmente daquEle que realmente sabe o que estamos sentindo e vai a nossa frente.



<>< Renan Cesar <><
Mensagem para a vigília de Oração na IPB de Rancharia no Jardim Universitário
Faça uma visita!
Rua José Severo Lins, 46 - Jd. Universitário - Rancharia/SP




fontes: http://www.atendanarocha.com/2013/10/salmo-55-oracao-em-tempos-dificeis.html
http://www.portasabertas.org.br/videos/?pagina=3