quinta-feira, 14 de março de 2013

Revisão Bíblico - Teológica

Introdução


Para estudar a Bíblia e consequentemente a teologia precisamos deixar de dizer "eu acho" e passarmos a nos conformarmos a dizer "está escrito". as coisas não são da forma como as criamos em nossas mentes caídas e sim da forma como DEUS as estabeleceu. para aprender a verdade é preciso desmistificar.
 Primeiramente vamos buscar nossas origens: de onde viemos? Qual a nossa história? Por que somos conhecidos como presbiterianos? Para obtermos respostaa estas perguntas precisamos entender e definir alguns termos que nos identificam. São eles:
  1. Reformados - Porque tem os origem na reforma de João Calvino;
  2. Calvinistas - Que observam os padrões teológico-doutrinários da reforma estabelecida por Calvino;
  3. Presbiterianos - Reformados que tem o sistema de governo formado por presbíteros, presbitérios, sínodos e supremo concílio;
  4.  Congregacionais - Reformados calvinistas que tem o sistema de governo congregacional.
Assim, entenda que, Reformados, calvinistas e presbiterianos são termos que podem ser considerados sinonímios.
Porque temos aversão da pessoa de Calvino no Brasil? Em razão da historia contada pelos padres brasileiros, afinal, Calvino foi o maior reformador da Igreja, quem entende o pensamento e a obra calvinista rompe com o catolicismo, por isso os padres contam a história dum ponto de vista que difama a pessoa e a obra de Calvino. Vamos entender melhor isso ao -darmos uma olhada na história.

Breve introdução a Historia do Presbiterianismo no Mundo.

(A historia completa você encontrará no site: http://ipb.org.br/)

I. A Reforma:
Primeira Reforma: Lutero na Alemanha (31/10/1517).
Segunda Reforma: João Calvino na Suíça. a 2ª reforma foi mais profunda e radical do que a  1ª,  seus seguidores ficaram reconhecidos historicamente como "Reformados". Os reformados estabeleceram na pratica os "Cinco Solas" que são: Sola Scriptura, Sola Christus, Sola Gratia, SOla Fide, Soli deo Gloria. Para saber mais sobre os cinco Solas: http://monergismo.com/textos/jcalvino/cinco_solas/cinco_solas_reforma.

II. João Calvino e o calvinismo:
João Calvino (1509-1564): Nasceu em Noyon na França, teólogo, humanista e estudante de direito. Sua principal obra foi as "Institutas da Religião Cristã". Sua principal ênfase teológica está na "Absoluta Soberania de DEUS". Mais tarde seguidores de Calvino elaboraram os chamados "cinco Pontos do Calvinismo" que são Total Depravação; Eleição Incondicional  Expiação Limitada; Graça Irresistível; Perseverança dos Santos. a TULIP.
Para saber mais sobre os cinco pontos do calvinismo: http://www.monergismo.com/textos/jcalvino/joao_calvino_5pontos_silverio.htm
III. O avanço e a influencia dos reformados, calvinistas e presbiterianos no mundo:
Fatos que contribuíram para o avanço dos calvinistas: 
1-Intenso deslocamento;
2-Imprensa;
3-Treinamento teológico em Genebra.
Citemos alguns países onde o calvinismo teve avanço:
  • França: Eram chamados de Huguenotes, em 1550 já havia 2 mil igrejas de calvinistas neste pais;
  • Alemanha: Em 1563 em Heidelberg fundou-se uma universidade para ensinar o pensamento reformado;
  • Holanda e Países Baixos: Em apenas 10 anos formaram-se mais de 300 igrejas calvinistas.
  • Polônia, Boêmia, Lituânia e Hungria onde a Igreja calvinista tornou-se uma das maiores do mundo.
  • Ilhas Britânicas: Foi aqui que surgiu o termo Presbiterianismo, estavam ali os históricos puritanos, e onde também foi realizada a célebre Assembléia de Westminister;
  • Estados Unidos: Os calvinistas fundaram entre outras cidades Nova Amsterdã e Nova York. Dentre os que assinaram a Declaração de Independênciahavia somente um pastor, e ele era o presbiteriano Jhon Witherpoon. A igreja Presbiteriana predominou entre os americanos até 1800, depois disso dividiu-se em várias, por disputas internas, mas manteve-se calvinista.
  • Brasil: Os presbiterianos chegaram aqui em 12 de agosto de 1859 pelo missionário americano Ashbel Green Simonton. Dividindo-se em 1900 por Presbiteriana Unida e em 1903 em Presbiteriana Independente.
Pr. Manoel A. Agrella
(boletim Dominical -  anoXXIX - nº 1489 de 07/08/2011)